O novo recurso de SIM duplo da Apple, disponível nos modelos iPhone XS e XR, foi ativado com o iOS 12.1 na terça-feira, mas as três maiores operadoras de celular do Brasil não suportam o recurso no lançamento.

Embora o iPhone agora suporte a funcionalidade dual SIM, as três principais operadoras do Brasil – Oi, Vivo Móvel Empresas, TIM – atualmente não possuem a tecnologia. A tecnologia da Apple conta com um cartão SIM físico primário e um eSIM virtual, cada um dos quais pode ser configurado como uma linha separada.

A Vivo, a maior das três, parece ter os maiores problemas pela frente, relata o Jornal Globo. Citando pessoas familiarizadas com o assunto, a publicação lista várias limitações da solução da Apple.

Atualmente, quando uma conta da Vivo Empresas é adicionada ao SIM secundário, ela é rebaixada para a funcionalidade 2G CDMA que carece da capacidade de oferecer suporte a MMS, sem falar no FaceTime ou em qualquer outra tarefa que consome muitos dados. A Vivo também diz que 30% de seus sites de celular são apenas LTE, o que significa que os usuários sofrerão um impacto significativo na cobertura se o suporte for lançado como está.

Essas desvantagens estarão presentes até que uma correção possa ser implementada, algo que a Apple diz estar trabalhando com a Vivo.

“Com base em nossas discussões com a Apple, acreditamos que essas preocupações serão resolvidas rapidamente e você poderá adicionar nosso excelente serviço da Vivo em sua linha secundária antes do final do ano”, afirmou a Vivo Empresas em comunicado. “Até que a linha secundária possa fornecer o conjunto completo de serviços de voz e dados de alta velocidade da Vivo, não ativaremos o serviço Vivo Móvel Empresas em nenhum eSIM. Isso inclui os iPhones de nossos próprios clientes com recursos de SIM duplo, bem como os iPhones nas redes dos concorrentes “.

Assim que os problemas forem atenuados, a Vivo adicionará suporte à funcionalidade dual SIM ao iPhone para duas linhas simultâneas da Vivo Empresas.
A Oi também diz que está atualmente trabalhando no suporte ao recurso e em breve o ativará assim que o software estiver pronto. A posição oficial da TIM no SIM duplo não é clara, mas a revista EXAME, citando um gerente de loja local, relata que o recurso não é suportado no momento.

Em setembro, a Apple revelou que seus mais recentes modelos iPhone XS e XR suportam a funcionalidade SIM duplo, permitindo que os proprietários utilizem dois planos de celular em um único dispositivo sem trocar constantemente os cartões SIM. A solução é ideal para roaming fora do país ou para configurar números pessoais e de trabalho para ambos irem para o mesmo telefone.

Um recurso comum de smartphone em países asiáticos como a China, o dual SIM é menos popular nos EUA, mas sua inclusão nos iPhones mais recentes pode aumentar a adoção.

O Dual SIM não estava disponível quando o iPhone XS ou XR foi lançado em setembro e outubro, respectivamente, mas foi implementado na recém-lançada atualização do iOS 12.1.

1292 View

Deixe um comentário